Leitura Bíblica: João 10:10

“O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

INTRODUÇÃO

- Gênesis 1:26-27 diz que Ele criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança.

- Gênesis 2;24 diz que os uniu em casamento e os declarou uma só carne.

- Em Gênesis 1:28 Deus abençoou e lhes deu a ordem de frutificar e multiplicar e encher a terra.

- Gênesis 1:31 diz: “E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”.

Infelizmente, em Gênesis 3, entrou o pecado. Satanás enganou a mulher, tentando-a a desobedecer a Deus. O homem também comeu o fruto proibido. Ambos pecaram. A proposta de Satanás trouxe aos homens a morte, assim como Deus tinha advertido a Adão: “No dia em que dele comeres, certamente morrerás”. Desde esse momento se estabeleceu na humanidade “a cultura da morte”: brigas, crimes, ódios, invejas, guerras, divórcios, abortos, injustiças, lares destruídos, vidas estragadas... O pecado arruinou a beleza original da vida.

Mas Deus, em Seu amor, não abandonou ao homem. Ele amou tanto o mundo que enviou seu Filho para salvar a humanidade (João 3:16).

João, referindo-se a Jesus Cristo, diz no Evangelho:

- “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (1:1).

- “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens, a luz nas trevas resplandece, e as trevas não prevaleceram contra ela” (1:4-5).

- “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós (e vimos a sua glória , glória como do unigênito do Pai), cheio de graça e de verdade” (1:14). Hoje existe uma guerra no mundo. A guerra entre a luz e as trevas, entre a cultura da morte e a cultura da vida. De que lado está você?

Que maravilhoso é conhecer a Deus! Sua graça nos alcançou. Ele fez-nos conhecer o mistério da sua vontade (Ef. 1:9)! Ele nos revelou o Seu plano eterno e Seu propósito.

A Bíblia diz que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo para nos tornar seus filhos. Fomos incluídos em sua família eterna. Nós sabemos porque e para quê nascemos.

1 - A PROPOSTA DE DEUS PARA A HUMANIDADE Eclesiastes 3:11

“Tudo fez formoso no seu devido tempo; e pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim.”

Existe algo mais belo que a vida que Deus projetou? Existe uma maneira de vida melhor para a humanidade que a vida que Deus desenhou, e que está explicada em Sua Palavra? Vamos ver:

• O casamento monogâmico entre um varão e uma mulher.

• A aliança matrimonial indissolúvel até a morte. A tranquilidade e a segurança que isso dá ao marido, à mulher e aos filhos.

• O deleite das relações sexuais entre os cônjuges, como expressão total do amor recíproco.

• A virgindade pré-matrimonial. Isto é, nenhuma experiência sexual sendo solteiros, para que cheguem virgens ao matrimônio.

• Existe alguma alternativa melhor para a criança que nascer em uma lar estável, com papai e mamãe? Nascer em um lar onde há amor, respeito e lealdade.

• Existe alguma alternativa melhor para a criação que ter um atendimento personalizado e constante? Que bela é a imagem de uma mãe amamentando seu bebê, que é alimentado com leite que flui de seu peito, e ao mesmo tempo com o amor que vem de seu coração.

• Existe uma alternativa melhor para a família que a ordem que Deus estabeleceu para ela?

• Como é bela a família que vive em Cristo. Como é maravilhoso que o marido ame a sua esposa, possa rodeá-la com seus braços, abraçá-la, protegê-la com carinho, ser sua cobertura em tudo. Que lindo quando a esposa respeita a seu marido e o reconhece como sua cabeça.

• Como é bom ter filhos e criá-los na vontade de Deus. Como é importante educar, ensinar, instruir aos filhos nos caminhos do Senhor; formar suas vidas com valores, com virtudes de caráter.

• Que experiência gostosa é ver os filhos se casar na vontade de Deus, no santo estado do matrimônio.

• Como é bom que ao passar os anos continuar sendo fiéis um ao outro, compartilhando a vida com suas lutas e alegrias com a mesma esposa, com o mesmo marido... Com a satisfação de ser um exemplo para as próximas gerações. Infelizmente nem todos hoje podem dizer: que linda é a vida. Por quê?

A PROPOSTA DE SATANÁS PARA A HUMANIDADE A cultura da morte

O declínio moral dos últimos 50 ou 60 anos é por causa de um engano diabólico que está minando os alicerces da sociedade. No Jardim de Éden Satanás toma a aparência de uma serpente. Mas nos diferentes séculos Satanás vai tomando distintas formas e aparências, ele se esconde com diferentes nomes filosóficos ou ideológicos e ainda teológicos, mas no fundo é a mesma mentira que o diabo apresentou no Jardim de Éden.

Deus tinha dito a Adão: “De toda árvore do jardim, comereis livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16-18).

Gênesis 3.1-6.

Vs.1: A serpente com sua sagacidade disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

Vs.2-3: Eva respondeu: De todas as árvores sim, mas de uma árvore não, para não morrer.

Vs. 4: Então, a serpente disse a mulher: É certo que não morrereis.

O diabo sempre contradiz a Deus, contradiz a palavra de Deus. Diz o contrário.

Infelizmente a mulher deixou-se enganar. Por quê? Pois creu no diabo e não em Deus.

Guiou-se por seus sentimentos, por seu próprio raciocínio, e tirou sua própria conclusão, e não se aferrou à palavra de Deus.

A PROPOSTA DO DIABO

• Sexo livre. Você é livre para ter sexo com quem e quando quiser.

• Você tem direito a ser feliz. Você é livre para divorciar e casar novamente.

• Matrimonio é válido entre duas pessoas do mesmo sexo.

• Os casais gays tem direito a adotar filhos e criá-los.

• O machismo. Maridos egoístas, violentos, autoritários.

• O feminismo. Eu sou livre, não tenho porque ser submissa a meu marido.

• Para ter filhos não precisa ser casada. (É alarmante o numero de mães adolescente e solteiras)

• Rebeldia e insolência dos filhos aos pais.

• Os filhos tem que se desenvolver livremente, sim limites.

• A mulher é dona de seu corpo. Pode abortar ela quiser.

• Você é livre para conviver com outra pessoa sem necessidade de fazer uma aliança matrimonial com ela.

• Os jovens e adolescentes são livres para praticar sexo com ou sem a aprovação de seus pais ou não.

Hoje, posso fazer uma chamada sincera e fervorosa para que reflitam os mais altos homens de nossa sociedade pós-moderna: os cientistas sociais, filósofos, psicólogos, professores, políticos, acadêmicos, governantes, legisladores, juízes... Eu faço o mesmo apelo a todos os homens e mulheres de boa vontade...

Onde nos conduz esta proposta chamada hoje como progressista ou pós moderna?

A humanidade tem hoje só duas alternativas:

• DEUS ou O CAOS.

• LUZ ou TREVAS.

• VIDA ou MORTE.

• CRISTO ou A DESTRUIÇÃO DA SOCIEDADE.

A SITUAÇÃO ATUAL DA HUMANIDADE

Como consequência de tudo isto hoje há muita dor na humanidade, muito sofrimento, muitos choram... e não podem dizer: “Que linda é a vida”. Há muitas vidas destruídas, lares destruídos, corações feridos, gente que sofre angustia, dor, solidão, opressão.

Muitos são vítimas de violência, abusos, maus tratos, injustiças. O diabo tem enganado, roubado, matado, destruído.

E o pior é que estão no caminho da destruição eterna. Hoje poucos podem dizer:“Que lindo é viver! Que feliz sou por ter nascido! Que linda é a vida!”

O SENHOR VEIO PARA TRAZER VIDA, E VIDA EM ABUNDÂNCIA.

Vida nova. Vida verdadeira. Vida eterna. Luz, alegria, paz, salvação... mas eles não o sabem. Não conhecem ao Senhor e sua salvação.

JESUS NOS CHAMA A UNIRMOS A SUA MISSÃO

1 - Voltemos para Cristo. Sejamos verdadeiros discípulos. Vivamos o Evangelho do Reino em sua plenitude. Vivamos com a alegria e fé a vontade do Senhor. Afirmemos nossas famílias, nossos casamentos. Construamos lares sadios. Ocupemo-nos com responsabilidade na formação de nossos filhos, pois tocará a eles um mundo mais difícil que o nosso. Façamos isso para a glória de Deus, para o nosso próprio bem, o bem de nossos filhos, e de nossa geração.

2 - Sejamos agentes de mudança em nossa sociedade. Aceitemos o desafio de Jesus de mudar a história. Renunciemos a ser espectadores impotentes de uma sociedade que está destruindo-se rapidamente.

3 - Nós temos a solução para a humanidade. Os políticos não tem a solução, nem os filósofos, nem os governantes. Só nós temos a solução. Nós somos o sal da terra e a luz do mundo. Jesus nos mandou fazer discípulos de todos as nações. E ele, que tem todo o poder e autoridade no céu e na terra, prometeu acompanharmos nesta gloriosa missão (Mateus 28:18-20).

4 - Transformemos nosso lar no lugar mais bonito deste mundo. Vivamos o reino dos céus aqui na terra. Façamos de nossa casa um pequeno céu na terra.

5 - Transformemos nossa casa na embaixada do céu na terra onde muitos homens e mulheres se reconciliem com Deus. Amém.